Quanto tempo demora para sair um empréstimo? Conheça o mais rápido!
Se você está imerso em dívidas urgentes ou surgiu um imprevisto e precisa de dinheiro rápido, deve estar buscando formas de concessão de crédito menos burocráticas para agilizar o processo e resolver logo o seu problema. Mas quanto tempo demora para sair um empréstimo, em média? Será que há tempo suficiente para fazer um planejamento e acalmar as dívidas?
No post de hoje, você vai ver qual o tempo médio de liberação de crédito pessoal e qual é o tipo de empréstimo mais rápido para quem deseja dinheiro facilitado. Por isso, se estiver em apuros, acompanhe a leitura!
FAZER UM EMPRÉSTIMO OU FINANCIAMENTO DEMORA?
Antes de conhecer os prazos de um empréstimo ou financiamento, é importante estar ciente de que não tem como conseguir dinheiro de uma hora para outra. Lidar com dinheiro exige muita responsabilidade e cuidados, tanto da parte da instituição financeira, quanto do solicitante do crédito, para que ambas saiam beneficiadas.
Por parte da pessoa física que vai fazer o empréstimo, é fundamental conhecer bem a instituição e estar a par das taxas de juros que serão aplicadas por cima do valor concedido.
Feito a pesquisa e solicitado o crédito, é vez das financeiras fazerem seu estudo: elas não aprovam o dinheiro sem que haja uma análise do perfil do indivíduo que está fazendo a solicitação, considerando a probabilidade de inadimplência e atraso nas dívidas.
Sendo assim, o tempo médio do empréstimo não deve ser considerado apenas na liberação – deve-se levantar também a duração do processo todo, com suas diferentes fases: pesquisa, aprovação e liberação.
Quer entender a duração de cada etapa? Então veja a seguir!
PRIMEIRA FASE: PESQUISA DE EMPRÉSTIMO OU FINANCIAMENTO
Tudo que envolve investimento de tempo ou dinheiro pede uma boa pesquisa antes, não é mesmo? Isso evita perda de dinheiro desnecessária, poupando juros altos e surpresas no final do contrato.
Portanto, antes de solicitar um financiamento ou empréstimo, seja pessoal, consignado ou cheque especial, é indispensável fazer um estudo das possibilidades e decidir qual a forma de crédito mais viável para você de acordo com suas necessidades e capacidade de pagamento.
Embora você esteja com urgência, é importante não pular essa etapa, pois isso pode poupar muita dor de cabeça no futuro. Compare os empréstimos, faça simulações online com os juros e parcelas e anote as previsões do custo efetivo total. Se o seu caso for emergencial, pode levar até uma semana nessa fase.
SEGUNDA FASE: ANÁLISE DE CRÉDITO POR PARTE DA FINANCEIRA
É normal que as instituições financeiras ou bancos queiram fazer uma análise para conhecer o cliente antes de conceder o dinheiro. Portanto, assim que fizer a solicitação do crédito, você irá passar por uma pré-qualificação que vai determinar se será ou não aprovado.
Mas como funciona essa análise? O que eles consideram?
Para a instituição decidir se vai ou não te emprestar dinheiro, ela irá fazer uma análise de crédito com base em seu perfil. Essa análise considera seu score em instituições como Serasa e SPC, seu histórico de dívidas e pagamentos, para concluir se você é ou não um bom pagador.
Quanto maior for sua pontuação no Serasa, maior a probabilidade de aceitação. Por isso é fundamental manter um score positivo em tais instituições – assim, as chances são muito maiores. Confira o post “Aprenda como aumentar o score Serasa” para saber mais!
Deixe um comentário